Jornal Escolar - Programa: Primeiras Letras

Share it Please

O Primeiras Letras viabiliza a publicação de jornais escolares produzidos pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 5ª série), oferecendo todo o suporte metodológico para que os professores realizem atividades com eles em sala de aula. Cada edição é resultado destes diálogos e das reflexões dos alunos, que produzem textos, desenhos e outros conteúdos.

O jornal escolar surge como um recurso pedagógico que pode ser incluído na rotina de sala de aula para trabalhar habilidades nas diferentes áreas de conhecimento. O objetivo do Primeiras Letras é fornecer à escola uma ferramenta de uso transversal e interdisciplinar, tendo em seu horizonte o conceito de Educomunicação.

A contribuição do jornal escolar se situa também na formação para a cidadania – objetivo central da escola. Para a criança, escrever no jornal escolar representa uma experiência de vida. Suas opiniões e produções são valorizadas pela circulação na escola, na família e na comunidade. Este instrumento possibilita a expressão de ideias, sentimentos e opiniões, além de oferecer o acesso a informações sobre vários assuntos e auxiliar no desenvolvimento da expressão escrita em diferentes gêneros textuais.

O papel do jornal escolar passa a ser fundamental para a formação de leitores e escritores funcionais. E, quando falamos de leitores e escritores funcionais, referimo-nos às pessoas que decodificam, compreendem o que leem e fazem o uso social da escrita para comunicar.

Diante disso, as contribuições do jornal escolar se estendem em vários campos:

Uso social da escrita (alfabetização e letramento);

Cultura do trabalho bem feito;

Formação cidadã dos alunos;

Apoio à educação contextualizada;

Percepção crítica do funcionamento da mídia;

Novos vínculos da escola com a comunidade.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Wagner Chaves